O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou nesta quarta-feira, 23, em Jacarta, capital da Indonésia, que pretende concorrer a um quarto mandato presidencial em 2026.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o chefe de Estado brasileiro durante o seu discurso no Palácio Merdeka, ao lado do Presidente indonésio Prabowo Subianto, segundo a CNN Brasil.
Apesar de o mandato actual terminar no final de 2026, Lula afirmou que tanto ele quanto a sua equipa estão “preparados para disputar outras eleições”, reforçando o compromisso com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Lula foi Presidente do Brasil entre 2003 e 2011, eleito e reeleito com apoio do PT. Candidatou-se à presidência seis vezes: perdeu em 1989, 1994 e 1998, e venceu nas eleições de 2002, 2006 e novamente em 2022.
Durante a visita de Estado, Lula destacou o desejo de fortalecer as relações diplomáticas e económicas entre o Brasil e a Indonésia, incentivando investimentos privados bilaterais.
Os dois chefes de Estado assinaram acordos de cooperação em áreas como agricultura, energia, ciência, defesa e estatística, reforçando a aproximação entre os dois países.
