Aumento de 10% nos salários da função pública entra em vigor em fevereiro
Percentagem poderá atingir os 100% em 2027, segundo sindicatos
O Governo angolano e as centrais sindicais chegaram a acordo para a implementação de um aumento de 10% nos salários da função pública, a vigorar a partir do mês de fevereiro, no quadro do novo Jornal.
De acordo com informações divulgadas, o aumento incide sobre o salário base e resulta de um entendimento alcançado após várias rondas de negociação entre o Executivo e as estruturas representativas dos trabalhadores da Administração Pública.
As centrais sindicais referem que, embora o acordo represente um avanço, o valor ainda não responde plenamente às necessidades dos funcionários públicos, face ao atual contexto económico e ao custo de vida.
Desde setembro, o Governo tem vindo a implementar aumentos salariais faseados, que, somados, representam cerca de 46% de incremento nos salários da função pública nos últimos anos.
Os sindicatos defendem que o diálogo deve prosseguir, com vista à obtenção de novos aumentos até 2027, podendo o ajuste acumulado chegar aos 100%, dependendo da evolução económica e das negociações futuras.
O Executivo reafirma a disponibilidade para continuar o processo negocial e analisar outras pendências apresentadas pelas estruturas sindicais nos próximos encontros.