O economista José Lumbo apelou, esta segunda-feira, 23, à poupança e à racionalidade financeira das famílias angolanas durante a quadra festiva, num contexto marcado por uma taxa de inflação situada em cerca de 16,56%.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, José Lumbo alertou para a possibilidade de maior pressão sobre os preços neste último mês do ano, associada ao aumento da procura de bens e serviços típicos das celebrações do Natal e da passagem de ano.
“O país vive um momento em que é preciso cautela no consumo”, referiu, defendendo igualmente que as autoridades devem redobrar a fiscalização durante este período, para evitar alterações especulativas de preços que possam comprometer ainda mais o poder de compra das famílias.
“As famílias devem evitar os gastos excessivos, a comprar apenas o essencial para que não se venha a ter um Janeiro sobrecarregado”, sublinhou o economista, numa altura em que os mercados da capital já registam maior movimentação associada às festividades de fim de ano.