A Implementação do novo modelo continua incompleta em várias províncias
A promessa feita pela Polícia Nacional de implementar, em Janeiro de 2026, o novo modelo de matrículas automóveis continua por cumprir, mantendo dificuldades no processo de registo de viaturas em várias províncias do país.
De acordo com informações avançadas pelo Novo Jornal, Luanda permanece como a única província a atribuir numeração no novo formato. Em Cabinda, Huíla, Huambo e Benguela, embora tenham sido atribuídos números de matrícula após processos junto da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR), apenas a impressão está a ser efectuada.
Fontes indicam que, mesmo nas províncias onde o novo modelo começou a ser emitido, o número de séries continua reduzido, recorrendo-se ainda ao formato antigo, em que cada província utilizava a sua própria série.
Contactada recentemente, a Polícia Nacional reconheceu que o processo não foi concluído no prazo inicialmente anunciado, assegurando, contudo, que o novo modelo será obrigatório assim que estiver plenamente operacional.
As novas chapas de matrícula cumprem requisitos definidos pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), visando maior controlo e segurança do parque automóvel nacional.
As autoridades garantem que os atrasos estão relacionados com questões financeiras e contratuais, assegurando que novas autorizações para emissão das matrículas estão em curso, com vista à normalização do sistema em todo o país.
