Oku Saka

Especialista aponta deficiência técnica como uma das causas do fraco índice de empregabilidade de quadros formados no país

O Especialista em Organização e Gestão de Empresas, Dr. Gilberto Canda João, afirmou nesta sexta-feira (8), em Luanda, que a insuficiente qualidade técnica dos quadros formados constitui um dos principais factores que contribuem para o fraco índice de empregabilidade em Angola, uma preocupação crescente entre a comunidade académica e o sector empresarial nacional.

Segundo o especialista, essa deficiência está relacionada, em parte, à motivação errada de muitos jovens que ingressam no ensino superior com o objectivo exclusivo de obter um diploma, visando apenas a conquista de empregos bem remunerados. Essa postura negligencia a importância da aquisição e do desenvolvimento de competências técnicas ao longo da formação académica.

“Como já referi, o índice de empregabilidade é reduzido, por um lado, devido à qualidade dos quadros formados. Por outro, enfrentamos um tecido empresarial privado ainda pouco coeso e imaturo. Além disso, há competências específicas que precisam ser desenvolvidas, implementadas e fortalecidas. O crescimento do país não depende apenas de doutores; precisamos de técnicos qualificados, em diversos níveis de ensino, para atender às exigências das indústrias”, destacou o académico.

Dr. Gilberto Canda João defendeu que a missão final dos institutos politécnicos locais deve priorizar a formação de quadros superiores com competências técnicas apuradas para atender às necessidades do sector produtivo, em vez de focar exclusivamente na investigação científica.

“Temos, por exemplo, a Zona Económica Especial (ZEE), cuja componente industrial ainda não opera em sua plena capacidade. É fundamental formar profissionais capazes de impulsionar esse investimento realizado pelo Executivo. As instituições de ensino devem observar atentamente o mercado, identificar as suas necessidades e elaborar projectos pedagógicos alinhados com essas exigências”, concluiu.

Dr. Gilberto Canda João é actualmente Diretor-geral da Intellectus. Doutorando em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (FECUAN), em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), é Mestre em Finanças Empresariais pela Universidade Jean Piaget de Angola e pela Universidade do Minho (Portugal), e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Gregório Semedo (UGS).

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka