Oku Saka

CCL e Goethe-Institut celebram literatura oral com a 16ª edição do “Estórias no Imbondeiro”

O Centro de Ciência de Luanda (CCL), em parceria com o Goethe-Institut Angola, apresenta a 16ª edição do programa “Estórias no Imbondeiro”, marcada para o dia 27 de Setembro, às 18h, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. 


Esta edição marca o arranque de três sessões especiais, que irão destacar tanto a tradição oral angolana como as narrativas infantis do projecto “Histórias Kambutas”.

Cada encontro reunirá a leitura de um conto infantil criado no âmbito das “Histórias Kambutas” e de contos tradicionais angolanos, seleccionados pelo CCL. A abertura contará com a apresentação do livro Kambuta Grande, da autora Cynthia Perez, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, design e paginação de Manuela Lima e edição de Michael Kegler. Entre as estórias tradicionais escolhidas estão “A Onça e a Raposa”, “O Galo e o Raposo”, “A Mãe e o Filho”, “A Pasta” e “A Mulher e o Leão”.

O evento também terá a participação de Samuel Curti, percussionista e bailarino com mais de três décadas de carreira, diretor do grupo Biemba Juvenil, que trará sonoridades rítmicas e expressivas da cultura angolana. Como habitual, as narrativas serão intercaladas com provérbios em diferentes Línguas Nacionais, resgatando a sabedoria da oralidade.

As sessões terminam às 19 horas com uma projecção de videomapping, condicionada às condições climáticas. O “Estórias no Imbondeiro” é um evento de entrada gratuita e acontece todos os últimos sábados de cada mês, com o objetivo de despertar nos mais jovens e na comunidade em geral o interesse pela valorização da cultura e das tradições angolanas.


Sobre os projectos
Estórias no Imbondeiro: iniciativa que promove, em torno de um secular imbondeiro, a leitura e interpretação de contos, adivinhas, provérbios e poesia, criando um espaço de contacto com a cultura tradicional angolana.
Histórias Kambutas: projeto do Goethe-Institut Angola em parceria com o coletivo Pés Descalços, inspirado no formato “Book Dash” da África do Sul. Criado em 24 horas de maratona criativa, resulta em livros infantis ancorados na realidade local, produzidos por equipas formadas por escritores, ilustradores e designers.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka