A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, deverá visitar Angola em Novembro, a convite do Presidente da República, João Lourenço, anunciou o secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, em Washington.
Segundo o responsável, a líder do FMI participará em Luanda num evento organizado em parceria com a União Europeia, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e a instituição financeira internacional.
Ottoniel dos Santos integra a delegação angolana chefiada pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, que participa desde segunda-feira nas Reuniões Anuais do Banco Mundial e do FMI.
Durante o encontro em Washington, o secretário de Estado participou em várias reuniões bilaterais, incluindo com o Grupo 1 da Constituência Africana, o diretor do Departamento Africano do FMI, Abebe Selassié, e o vice-presidente do Banco Mundial para África Austral e Oriental, Ndiamé Diop.
A visita de Kristalina Georgieva ocorre num momento em que Angola reforça a sua credibilidade junto das instituições financeiras internacionais, após o encerramento bem-sucedido do programa de assistência financeira com o FMI e o compromisso do Executivo em consolidar a estabilidade macroeconómica.
O evento previsto para Novembro deverá sublinhar novas prioridades de cooperação, com destaque para o financiamento sustentável, a diversificação económica e o investimento em capital humano.