Oku Saka

SIC desmantela rede criminosa no BAI com desvio de mais de cinco mil milhões de kwanzas

Uma operação do Serviço de Investigação Criminal (SIC) resultou no desmantelamento de uma rede criminosa que operava dentro do Banco BAI, com o desvio de mais de cinco mil milhões de kwanzas de uma conta empresarial.

Dezanove pessoas foram detidas, incluindo cinco funcionários e ex-funcionários do banco e um cidadão estrangeiro de nacionalidade gambiana. Segundo o SIC, os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, acesso ilegítimo a sistemas de informação e branqueamento de capitais.

O esquema foi descoberto na província do Cuanza-Sul, no balcão do BAI do Waku-Kungo, onde funcionários da instituição alteraram dados de clientes no sistema e no aplicativo BAI-Directo. Essa manipulação permitiu transferências fraudulentas de avultadas somas para contas de terceiros, que mais tarde dispersaram os valores entre várias instituições bancárias.

Durante as investigações, o SIC determinou o bloqueio de mais de mil contas bancárias usadas para movimentar o dinheiro ilícito. Parte dos valores desviados foi utilizada para aquisição de bens móveis e imóveis, incluindo quatro viaturas topo de gama, entre as quais Toyota Land Cruiser, Mercedes-Benz e Hyundai, além de uma vivenda T4 no bairro Nova Vida e um apartamento T2 no bairro Rangel, ambos em Luanda.

O SIC informou que os bens identificados foram apreendidos e que as diligências continuam no sentido de localizar outros envolvidos e recuperar o restante dos valores desviados.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka