O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pronunciou-se pela primeira vez sobre o vídeo com conteúdo racista partilhado por Donald Trump na rede social Truth Social, no qual imagens suas e da ex-primeira-dama Michelle Obama foram manipuladas e sobrepostas a corpos de macacos.
A declaração foi feita durante entrevista ao podcast “No Lie”, conduzido por Brian Tyler Cohen e publicada no sábado, 14. Obama afirmou que a maioria dos cidadãos americanos considera esse tipo de comportamento “profundamente preocupante”, classificando o ambiente político atual como marcado por um “show de palhaços” nas redes sociais e na televisão.
“Não parece haver qualquer vergonha nisso entre pessoas que antes achavam que era preciso ter algum tipo de decoro, um senso de propriedade e respeito pelo cargo. Isso se perdeu”, declarou o ex-presidente, sublinhando a importância de valores como decência, cortesia e respeito institucional.
O vídeo partilhado por Trump incluía ainda alegações falsas de fraude nas eleições presidenciais de 2020. Após a repercussão negativa, a publicação foi removida. A Casa Branca informou que o conteúdo foi divulgado por erro de um funcionário.
O episódio gerou reação de várias figuras políticas, incluindo o senador republicano Tim Scott, aliado de Trump, que também criticou o teor da publicação.
