Oku Saka

Savimbi fora da lista, UNITA fora das comemorações dos 50 anos de independência: "o partido tem agenda própria"

A UNITA deixou claro que não vai marcar presença nas festividades dos 50 anos da independência de Angola devido à ausência do nome de Jonas Savimbi na lista de condecorados com a medalha de honra. 

Para o Secretário Provincial do partido em Luanda, Adriano Sapiñala, esta decisão é uma afronta e justifica o boicote. “O partido tem agenda própria e não anda a reboque do MPLA”, frisou.

A UNITA não vai ficar parada no períodos das comemorações, pois tem agendado, para este sábado, 22, actos políticos de massa para com actividades em todo o país. Em Luanda, os eventos acontecerão em simultâneo em Cacuaco e Belas, como forma de lembrar a figura de Savimbi, que o partido considera "inapagável".

Entretanto, a polémica não fica por aqui, Fernando Gomes, da FNLA, também criticou a exclusão de Holden Roberto e Jonas Savimbi da lista de homenageados, alegando que a decisão não reflete o verdadeiro espírito do MPLA. Para ele, há "egoísmo político", e a medida contradiz os discursos de unidade e reconciliação nacional.

Com a ausência da UNITA e a contestação de outros partidos, a celebração dos 50 anos da independência já começa envolta em polémica. Será que o reconhecimento da história continua a depender de quem segura a caneta? Marquem os vossos amigos para este debate!

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka