Oku Saka

Nova geração de IA consciente da incerteza promete maior fiabilidade em ambientes críticos

A tecnologia, desenvolvida pela empresa de Tim Dodwell, assinala quando os algoritmos não têm certeza sobre uma resposta, ao contrário dos sistemas tradicionais que podem gerar informações incorretas, as chamadas alucinações. 


O objetivo é permitir que operadores humanos avaliem melhor as decisões e obtenham dados adicionais quando necessário. 
“À medida que adotamos a IA em áreas transformadoras, a incerteza torna-se um fator crucial. Há vidas humanas em jogo e alguém tem de assumir responsabilidade pelo que os algoritmos fazem”, explicou Dodwell.

Nos testes em iates de alta performance, a IA ajuda a planear rotas mais rápidas e seguras. Joss Creswell, co-skipper da equipa Next Step Racing, descreve o desafio: analisar dados sobre vento, estado do mar, desempenho da embarcação e posição de adversários é complexo. A IA consegue quantificar e traduzir esses dados em informações que a equipa pode usar em tempo real. 

“Tal como na Fórmula 1, as corridas offshore dependem de margens mínimas, e a capacidade de extrair vantagem através de ajustes precisos pode ser decisiva”, afirma Creswell.

Ainda em fase experimental, a tecnologia abre caminho para uma revolução na forma como decisões são tomadas em ambientes complexos e de alto risco, podendo ser aplicada em áreas críticas além da navegação, incluindo energia e cuidados de saúde. O foco central é reduzir incertezas e aumentar a confiança dos operadores humanos nas ações da IA.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka