O Ministério do Interior lançou, esta terça-feira (16), o passaporte electrónico angolano, um novo documento de viagem com chip biométrico que incorpora dados como impressões digitais e captura facial, marcando uma actualização significativa no sistema de identificação e mobilidade internacional do país.
De acordo com o Ministério do Interior, o passaporte electrónico possui reconhecimento internacional e permite validação automática nos postos fronteiriços de outros Estados, viabilizando a integração de Angola no Directório de Chaves Públicas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Este sistema possibilita a partilha prévia de dados, reduzindo procedimentos burocráticos e facilitando o controlo migratório.
A implementação do novo documento será faseada, iniciando-se no posto de emissão da Marginal, em Luanda. Posteriormente, abrangerá os restantes 12 postos da capital, o centro de personalização do Huambo, as direcções provinciais e, numa fase final, as missões diplomáticas angolanas no exterior.
