Oku Saka

Funcionária do Ministério da Justiça detida por vender BI angolano a cidadãos da RDC em Luanda

Uma funcionária do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos foi detida na manhã desta sexta-feira, 16, em Luanda, por alegado envolvimento num esquema de emissão fraudulenta de Bilhetes de Identidade angolanos a cidadãos da República Democrática do Congo.

A detenção ocorreu por volta das 11 horas, no posto de emissão do BI da Praça do São Paulo, numa operação conjunta com o DIIP Luanda, em cumprimento de um mandado da Procuradoria-Geral da República, no âmbito do Processo n.º 3191/25.

A suspeita foi identificada como Albertina da Conceição Fragoso, conhecida por “Tininha”, de 50 anos, funcionária com a categoria de Oficial Auxiliar de Notariado de 2.ª Classe. Segundo fontes ligadas à investigação, a mesma estará envolvida na emissão irregular de seis Bilhetes de Identidade atribuídos a cidadãos estrangeiros.

De acordo com os dados apurados, cada documento teria sido emitido mediante o pagamento ilícito de 50 mil kwanzas, totalizando seis BI emitidos fora dos procedimentos legais estabelecidos pelo sistema de identificação civil.

Fontes policiais referiram que, após a detenção, terão ocorrido tentativas de interferência no processo por parte de duas individualidades e de um indivíduo identificado como ACP Carlos, alegadamente oficial das Forças Armadas Angolanas colocado na Polícia Judiciária, que terão contactado os agentes no sentido de solicitar a libertação da detida.

Face à situação, as autoridades reforçaram as medidas de segurança e encaminharam a suspeita para a Esquadra Policial do Município do Sequele, na província do Icolo e Bengo, onde continuam os interrogatórios.

A investigação prossegue com o objectivo de identificar outros possíveis envolvidos no esquema de emissão fraudulenta de documentos de identificação, bem como apurar eventuais responsabilidades criminais adicionais no processo.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka