Oku Saka

BPC detecta falsificação de documentos em pedidos de crédito para empresas vandalizadas

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) revelou que foram detectados casos de falsificação de documentos no âmbito do processo de apoio às empresas que viram os seus bens vandalizados e roubados nos últimos dias de Julho e início de Agosto de 2025.

A fraude foi descoberta por uma equipa conjunta composta por representantes do BPC, da Polícia Nacional, da Administração Geral Tributária (AGT) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), durante o processo de verificação dos pedidos de crédito submetidos ao abrigo da linha de financiamento disponibilizada pelo Estado.

Em entrevista à Rádio Nacional de Angola (RNA), o director de Marketing do BPC, José Matoso, explicou que algumas empresas não apresentaram todos os critérios exigidos para o recebimento das verbas, enquanto outras tinham irregularidades relacionadas com a situação fiscal e contributiva junto do INSS.

“Houve empresas que falsificaram documentos para dar entrada ao processo de crédito. Feita a verificação, foi detectada a falsidade dos documentos”, afirmou José Matoso, acrescentando que o caso já está a ser tratado pelas autoridades competentes, sem avançar o número nem a identidade das empresas envolvidas.

Segundo o responsável, das 104 empresas que submeteram documentação, 50 tiveram os processos aprovados. Dos 50 mil milhões de kwanzas anunciados pelo Estado para apoio aos empresários afectados, 30 mil milhões já foram desembolsados, restando 20 mil milhões disponíveis.

O processo de apoio visa mitigar os impactos económicos causados pelos actos de vandalismo registados no período referido, estando sujeito a mecanismos de controlo e fiscalização interinstitucional para garantir a legalidade e transparência na atribuição dos fundos.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pub

Oku Saka
Oku Saka